Região Metropolitana de Recife

A Região Metropolitana do Recife (RMR), também referida por Grande Recife, é a maior e principal região metropolitana do estado brasileiro de Pernambuco.

Conurbação mais antiga do Brasil — uma vez que Olinda surgiu em 1535 e Recife em 1537 — a metrópole pernambucana foi o principal centro financeiro do Brasil Colônia até meados do século XVIII, quando do término do Ciclo do Açúcar.

Região Metropolitana de Recife

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (última contagem oficial da população), é a maior região metropolitana do Norte-Nordeste, a sexta maior do Brasil e uma das 120 maiores do mundo, além de ser a terceira área metropolitana mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro; e de acordo com a estimativa para 2017 feita pelo mesmo instituto, possui 4,044 milhões de habitantes. Está atrás somente de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo na hierarquia da gestão federal. Com a entrada do município de Goiana, passou a delimitar-se com a Região Metropolitana de João Pessoa, sendo o único caso de regiões metropolitanas de capitais limítrofes no Brasil. A área metropolitana Recife-João Pessoa tinha 5,327 milhões de habitantes em 2017.

Concentrando aproximadamente 65% do PIB pernambucano, desempenha um forte papel centralizador no Nordeste brasileiro, abrigando grande número de sedes regionais e nacionais de instituições e empresas públicas e privadas, como o Comando Militar do Nordeste, a SUDENE, a Eletrobras Chesf, o TRF da 5ª Região, o Cindacta III, o II COMAR, a SRNE da Infraero, a SRNE do INSS, a TV Globo Nordeste, a Votorantim Cimentos N/NE, a Queiroz Galvão, entre outras, além de possuir o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sendo inclusive a única cidade, com exceção de São Paulo e do Rio de Janeiro, que tem consulados gerais de países como Estados Unidos, China, França e Reino Unido. A Região Metropolitana do Recife é a segunda região metropolitana mais rica do Norte-Nordeste (em 2016), e em conjunto com o município de Paudalho, o mais rico aglomerado urbano do Norte-Nordeste, e também o mais populoso, com 4 044 948 habitantes em 2017.





Em 1973, ano em que as regiões metropolitanas brasileiras foram instituídas, a Região Metropolitana do Recife era a terceira do Brasil em população, após as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, com 1.755.083 habitantes recenseados em 1970. No Censo de 1980 foi ultrapassada pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, e no Censo de 1991 perdeu mais uma posição para a Região Metropolitana de Porto Alegre, passando a ocupar a quinta colocação entre as regiões metropolitanas do país. No Censo de 2010 se manteve como a quinta maior região metropolitana do Brasil; porém, considerando as chamadas “regiões integradas”, perdeu uma posição para a RIDE do Distrito Federal e Entorno.

Compreende 15 municípios: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Moreno, Itapissuma e Recife. Todos os municípios da RMR, com exceção de Goiana, fazem parte da Região Imediata do Recife, acrescentando-se a esta a Vila dos Remédios (núcleo urbano do arquipélago de Fernando de Noronha) e o município de Paudalho. O forte desenvolvimento da região está promovendo a expansão da mancha urbana para outros municípios da Zona da Mata pernambucana. Essa ampliação forma o colar metropolitano, que corresponde à Região Intermediária do Recife. Levando em consideração o colar metropolitano formado por esses municípios do entorno da região metropolitana, a população da metrópole chega a 5,7 milhões de habitantes, sendo superada apenas pelas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Região Metropolitana Recife Municípios

A Região Metropolitana de Recife é composta pelas seguintes municípios:

  • Abreu e Lima
  • Araçoiaba
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Goiana
  • Igarassu
  • Ilha de Itamaracá
  • Ipojuca
  • Itapissuma
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Moreno
  • Olinda
  • Paulista
  • Recife
  • São Lourenço da Mata

Região Metropolitana Recife Desenvolvimento Humano

Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano 2013, há forte disparidade entre as cidades da RMR: enquanto o Recife possui um IDH de 0,772, que é considerado alto, Araçoiaba, município de 18 mil habitantes, registra um índice de apenas 0,592.





Deixe seu comentário