Porto do Recife

O Porto do Recife é administrado pelo governo do estado de Pernambuco. Está localizado na parte leste da cidade do Recife, às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, que deságuam no oceano Atlântico.

Primeiro porto de escravos das Américas, o então denominado “Porto de Pernambuco” foi o principal escoadouro de açúcar e pau-brasil da Capitania de Pernambuco, a mais rica capitania do Brasil Colônia. Utilizado desde 1535, foi também o berço do povoado do Recife.

Porto do Recife

Tem atualmente sua base operacional centrada na movimentação de granéis sólidos, compreendendo grãos, clínquer (escória usada como tijolos para pavimentação), barrilha (produto químico usado na fabricação de vidro e sabão) e carga geral. Diferencia-se dos demais portos por situar-se num centro urbano e conseguir operar sem interferir na cidade. Movimenta uma média de 2,2 milhões de toneladas anuais. As principais cargas são açúcar, trigo, milho, malte de cevada, fertilizantes, clínquer e barrilha. As importações são efetuadas da Argentina, países da América do Norte e Europa. As exportações dirigem-se para países da África, América do Norte e Europa. O porto está próximo aos grandes centros consumidores e sua área de influência atinge quase todos estados do Nordeste. Possui um cais acostável de 2.960 metros de comprimento, com 16 berços de atracação, área de apoio para armazenagem coberta de 48.500 metros quadrados e descoberta de 80 mil metros quadrados.

Porto Recife História

No início do século XX, o centro do Recife passou por drásticas reformas, com projetos de higienização urbana e melhoramento das condições do Porto do Recife. Na prática, a higienização social se traduziu em desapropriações de pelo menos 480 imóveis que foram demolidos para a abertura das três novas avenidas no Bairro. Foram, assim, desapropriados por utilidade pública:

  • Construções dentro da faixa de 60m de largura para o futuro cais.
  • Construções dentro da faixa de 24m de largura, em prolongamento da Ponte Buarque de Macedo até a linha do cais, para abertura de uma avenida (hoje a Av. Rio Branco)
  • Construções dentro da faixa de 20m de largura para o alargamento da rua Marquês de Olinda, desde a Ponte Sete de Setembro até encontrar a nova avenida.
  • Em um relato de Mário Sette podemos ter uma descrição do caso.

Com esta grande reforma, profundas modificações foram feitas no bairro e na praça, como a demolição da Matriz do Corpo Santo e a abertura de novas e largas avenidas.





Porto Recife Infraestrutura

O Porto oferece a seguinte infraestrutura:

  • Infraestrutura Aquaviária – A infraestrutura Aquaviária de um porto se apresenta como fator de segurança à navegabilidade e em conseqüência das cargas e logística operacional e da econômica de uma região. No Porto do Recife estas condições se apresentam de tais formas favoráveis que caracterizam um grande fator de escolha do Porto pelos diversos agentes da atividade do transporte aquaviário, bem como de desenvolvimento da economia regional.
  • Cais, Pátios, Armazéns e Silos
  • Área de Fundeio
  • Áreas Alfandegadas: A área alfandegada de um porto se localiza na zona primária, está sob o controle da Receita Federal e pode ser um pátio ou um armazém. Sua finalidade é manter a carga sob a guarda do porto enquanto se sujeita ao desembaraço aduaneiro e posterior nacionalização, para livre circulação em território nacional.
  • Condições de Navegação
  • Equipamentos: Shiploader, Sugador Pneumático, Esteira Móvel, 05 guindastes, 4 Reachsteaker, 05 Empilhadeiras

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Horário de Funcionamento Porto em Recife

  • 24 horas

Endereço e Telefone Porto em Recife

  • Praça Comunidade Luso-Brasileira, 70 – Recife – PE
  • Telefone: (81) 3183-1900

Outras informações e site

Mapa de localização





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