No Recife, recital na Capela Dourada homenageia Jacob do Bandolim

A Camerata Aço & Água, com músicos da Orquestra Sinfônica do Recife e do Conservatório Pernambucano de Música, e o grupo Olinda Samba Choro reúnem-se, nesta quarta-feira (15), para apresentar um espetáculo em homenagem a Jacob do Bandolim, que em 2013 completaria 95 anos se estivesse vivo. O recital ocorre às 18h, na Capela Dourada, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. A entrada é gratuita, mas é preciso chegar uma hora antes para garantir o ingresso.

O evento na cidade de Recife vai encerrar a série de cinco concertos-aula sobre o famoso bandolinista carioca de choro. Quatorze músicos, sob a regência do compositor e arranjador Mauro Rodrigues, vão apresentar o recital, que será dividido em dois momentos. “Primeiro, vou contar a breve história de Jacob do Bandolim, de onde ele veio, seu instrumento. Não dará tempo de fazer um concerto-aula, pois como a área da Capela é restrita e não podemos colocar uma multidão lá dentro, como em outros lugares pelos quais passamos. Depois, vamos executar algumas músicas de Jacob”, explicou.





O projeto, desenvolvido pelo governo estadual, percorreu a cidade de Caruaru, no Agreste; Triunfo e Arcoverde, no Sertão; Goiana, na Mata Norte, e o campus Recife da Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), neste primeiro semestre. O recital na Capela Dourada contará com a participação de Beto do Bandolim e do trompista Chromácio Leão. “No nosso repertório, há canções que Jacob compôs no mês de maio, como as duas valsas ‘Feia’ e ‘De coração em Coração’ e ‘Receita de Samba’, por isso escolhemos essa data para o encerramento do projeto”, disse Mauro Rodrigues.

A escolha da Capela Dourada também não foi por acaso. “Além de Jacob ter sido devoto do catolicismo, ele foi um músico formidável, com clássicos do choro que combinam com a música sacra. Até fizemos uns arranjos meio sinfônicos para músicas dele”, falou Mauro Rodrigues.

Fonte: G1





Deixe seu comentário