Eleitores têm dificuldade para agendar recadastramento biométrico no Recife

Os eleitores do Recife vêm enfrentando dificuldades para conseguir agendar um dia para realizar o recadastramento biométrico, obrigatório para as eleições de 2014. O agendamento é feito pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e, em alguns momentos, o sistema informa ao eleitor que não há dia disponível. Somente na capital pernambucana, 1,169 milhão de pessoas precisam se recadastrar.

O assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, explica que novas vagas vão surgindo ao passo que as pessoas são atendidas ou desmarcam. “É momentâneo. Quando o eleitor escolhe [o forte das] Cinco Pontas, por momentos fica indisponível, porque as vagas vão surgindo. Realmente, em alguns momentos aparecem dois dias, em outro nenhum”, afirma Lemos.





Atualmente, o Tribunal conta com 18 máquinas na cidade de Recife para fazer o cadastramento, e capacidade para 800 atendimentos diários. “Ainda neste mês [março] passaremos para 32, mas fiquem tranquilos. O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] mandou novas máquinas, 200 serão distribuídas. Teremos este mês no [shopping] RioMar. Iremos instalar nos juizados especiais da Imbiribeira, na Sudene, no Sítio da Trindade, no Fórum do Recife”, enumera o assessor.

A expectativa é de que, até maio, o TRE-PE consiga, com o aumento de máquinas, subir de 800 para 8 mil atendimentos diários. A revisão biométrica para a capital acontece até 22 de março de 2014. Além do Recife, os municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina , Barreiros, Escada, Goiana, Ipojuca, Itambé, Moreno, Palmares, Serra Talhada e Timbaúba também estão fazendo o cadastramento.

Site para inscrições: tre-pe.jus.br/publicanet/ServletMontarPagina.do?codObjetoPagina=2

Fonte: G1





Deixe seu comentário