No Recife, exposição de camisas conta história da Seleção

Cinco camisas que estiveram presentes em momentos marcantes do futebol brasileiro compõem a exposição que chega à capital pernambucana em janeiro. A mostra preliminar ocorre desta quarta-feira (29) até 2 de fevereiro, na Caixa Cultural Recife, e abre a série que vai percorrer o Brasil. O ponto de partida será no dia 6 de fevereiro, no RioMar Shopping, e depois segue para as demais cidades-sede.

Entre as peças, está o agasalho de treinamento da Seleção de Brasileira de 1962 usado por Amarildo, ídolo botafoguense que substituiu Pelé na Copa do Mundo do Chile e trouxe o bicampeonato mundial para o Brasil. Está também a camisa azul usada pelo técnico do tricampeonato, Zagallo, na final contra a Itália em 1970, no México.





Outra peça é o manto que cobriu o goleiro Júlio César nas oitavas de final da Copa de 2010, na África do Sul, onde o Brasil venceu o Chile por 3 a 0. Mais um destaque é a camisa usada por Pelé na derrota para Portugal durante a Copa de 1966, na Inglaterra, em que o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase de forma melancólica e o rei saiu carregado de campo. Representando a Copa de 1986, também no México, está a camisa que o beque Oscar usou no jogo contra a França.

A exposição “Brasil: um país, um mundo” faz parte da programação oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 e passará pelas 12 cidades-sedes. O exclusivo acervo ainda inclui objetos, fotos, vídeos e instalações interativas,que narram a história do futebol dos anos 1930 até os dias de hoje. Distribuída em eixos temáticos, a memorabília estará integrada às diversas manifestações da sociedade brasileira em moda, publicidade, comportamento, tecnologia e artes.

Serviço:

O que: Exposição preliminar:
Quando: Quarta-feira (29) a 2 de fevereiro, das 10 às 19h
Local: Caixa Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Recife Antigo





Deixe seu comentário